Para mudarmos uma situação, precisamos estar envolvidos e atuantes!

O tema saúde e vida envolve a todos e envolve aspectos bio- psico-sócio espirituais, nos quais todos estamos inseridos, portanto, é essencial nosso envolvimento nessa questão.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: in loco e contínua

Uma das premissas na saúde estabelecida dentre os principios do Serviço Único de Saúde(SUS) como elemento fundamental é a promoção da saúde. Promover a saúde é criar meios, em todos os aspectos da vida do indivíduo ou comunidade, para evitar problemas de saúde ou complicações. Portanto isso ocorre também por implementação de políticas públicas de saúde e tem como base as ações dos profissionais das diversas áreas que atuam em nível básico, médio ou alto de assistência.
Ressalta-se que a educação em saúde é ferramenta básica para promoção da saúde, desenvolvida principalmente nas unidades básicas de saúde e durante as visitas domiciliares e ações de equipes de saúde da família (ESF), porém não é exclusiva desse contexto, podendo, ser exercida a nível hospitalar com objetivo de orientar tanto pacientes quanto familiares e acompanhantes, seja com intuito de permitir maior colaboração destes ou promover o autocuidado daqueles. Essa atitude deve ser contínua e eficiente, tal como a assistência prestada, afinal todos são agentes nesse processo- profissionais de saúde, paciente, familiares, acompanhantes e cuidadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário