Para mudarmos uma situação, precisamos estar envolvidos e atuantes!

O tema saúde e vida envolve a todos e envolve aspectos bio- psico-sócio espirituais, nos quais todos estamos inseridos, portanto, é essencial nosso envolvimento nessa questão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Florence Nightingale: a pioneira da enfermagem

 A capacidade de Florence Nightingale, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceram diretrizes e caminhos para enfermagem moderna.

 Florence Nightingale, enfermeira britânica recebeu o nome em inglês da cidade onde nasceu, em maio de 1820. Ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos, durante a Guerra da Criméia. Também contribuiu no campo da Estatística, na criação de sistemas de representação gráfica com o gráfico setorial- comumente conhecido como do tipo "pizza".

Ainda jovem rebelou-se contra o papel convencional das mulheres de seu status, e decidiu dedicar-se à enfermagem. Era preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Em dezembro de 1844, em resposta à morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico. Teve papel ativo na reforma das Leis dos Pobres, estendendo o papel do Estado para muito além do fornecimento de tratamento médico.

Contribuiu muito durante a Guerra da Criméia, onde atuou desde outubro de 1854 nos cuidados com os feridos nos Campos de Scurati (Turquia).

Durante a guerra constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande numero de soldados hospitalizados por ferimentos. Assim desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar que a tornou conhecida em toda a frente de batalha, consagrando a assistência aos enfermos em hospitais de campanha. Suas reformas reduziram a taxa de mortalidade em seu hospital militar de 42,7% para 2,2% e voltou famosa da guerra e logo passou a batalhar, com considerável sucesso, pela reforma do sistema militar de saúde.

Voltou para a Inglaterra como heroína em agosto de 1857 e, de acordo com a BBC, era provavelmente a pessoa mais famosa da Era Vitoriana além da própria Rainha Vitória.


A estatística para ela era essencial no entendimento dos problemas sociais e procurou introduzir o estudo deste ramo da matemática para justificar suas conclusões. Ela se utilizou em seus esforços dos dados que tinha, tornando-se pioneira na utilização de gráficos, para apresentar de forma clara para que todos, inclusive os generais e membros do parlamento, pudessem compreender. Seus gráficos criativos constituíram-se em um marco no crescimento da nova ciência da estatística.
Tendo contraido tifo em 1856, e com sérias restrições físicas, dedica-se a formação da a primeira escola de enfermagem do mundo (1859/1860) no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas, recebendo por isso um prêmio concedido através do governo inglês.
Em 1883, a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito. Florence faleceu em 13 de agosto de 1910.

Adaptado de: http://www.cristofoli.com/cristofoli/pt/hotsite/hot1.html